sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Começa campanha de doação de leite materno.

A Secretaria da Saúde promove durante toda a semana uma campanha de sensibilização para convocar doadoras de leite de todo o Estado. Mulheres em período de amamentação, com excesso de leite, podem procurar um banco de leite de qualquer hospital.

O leite materno doado é pasteurizado, submetido a controles de qualidade e distribuído aos recém-nascidos prematuros ou a bebês que não podem amamentar.
As doadoras têm de ser saudáveis e estar em período de amamentação de seus bebês. A coleta é feita diariamente pela equipe do Banco de Leite, em parceria com o Corpo de Bombeiros.
Em visitas às mães, a equipe dá orientações sobre higiene, ordenha, conservação e armazenamento do produto. Todo leite que chega ao banco é pasteurizado e passa por exames de controle de qualidade físico-químico e microbiológico antes de ser fornecido aos bebês
.

Vantagens

Para a Mãe:
menor sangramento, o peso volta mais rapidamente, pode reduzir câncer de mama, de ovários e osteoporose, maior período de amenorréia e espaçamento entre gestações, aumenta o vínculo mãe e filho, maior praticidade e satisfação.
Para o Bebê: alimento completo tanto nutricional como imunológico, protege de infecções, de processos alérgicos e de doenças crônicas, maior vínculo afetivo e desempenho nos testes de inteligência, previne problemas ortodônticos e fonoarticulatórios, maior período de amamentação com diminuição da morbidade e mortalidade infantil e menor risco de maus tratos e abandono.
Para a Família: melhor qualidade de vida, mais prático, econômico, melhor vinculo familiar, menor gasto com doenças e com a economia maior investimento em outros alimentos e bens de consumo da família.
Para o Hospital: menos internações por doenças infecciosas, menos infecções cruzadas e menor índice de infecção hospitalar, diminui o tempo de permanência hospitalar e com alojamento conjunto há maior aproveitamento de espaço e da equipe para orientações e cuidados, melhor qualidade de assistência e melhor prestígio hospitalar.
Vantagens para Sociedade e Meio Ambiente: melhor qualidade de vida, menos falta ao trabalho materno, menos doenças infantis, menor mortalidade infantil, economias diversas de importações e menor dano ecológico com melhor qualidade do ar atmosférico.
A introdução de Alimentos Artificiais precocemente além de favorecer o desmame precoce, aumenta a morbidade e mortalidade infantil, e a mulher perde os benefícios da amamentação contra doenças crônicas.
Eu doei leite até o Caio fazer 3 meses e meio, que foi quando o meu gordinho começou a me sugar muito e já não estava dando mais para tirar nada, mais eu sentia uma satisfação imensa em saber que eu poderia estar ajudando mãezinhas que não tinham como amamentar seus filhos.

Doe Leite Materno. O seu leite pode ajudar a salvar a vida de um recém-nascido

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso é muito importante mesmo! Que legal você divulgar!!

Beijinhos,

Suzana disse...

Olá...
Conheci seu blog em outro blog.
Lindo seu filhinho.
Tmb tenho um blog.
Depois passa lá.
Bjos, Suzy
http://suzanaleite.wordpress.com/